Beatrice Castro
13/11/2023
4 min
O mundo do marketing é vasto e em constante evolução. À medida que a tecnologia e a sociedade avançam, novas formas de se comunicar e promover produtos e serviços surgem. Sendo assim, conhecer os principais tipos de marketing é essencial para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado atual. Nesse artigo, vamos explorar os 10 principais tipos de marketing e como cada um deles funciona.
O que chamamos de Marketing Tradicional é aquela estratégia mais antiga que ainda é amplamente utilizada. Nela usamos métodos como anúncios de televisão, rádio, jornais e revistas, além de marketing direto, como panfletos e mala direta. A principal característica é que a empresa busca ativamente o público-alvo por meio desses canais.
Agora o queridinho dessa era de tecnologia e inovação era o Marketing Digital. Ele engloba estratégias online, como redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e email marketing. A maior vantagem dessa estratégia é ser altamente mensurável Com ela é possível direcionar mensagens específicas para públicos-alvo de forma precisa.
Sendo diretamente relacionado às estratégias de marketing digital, o Marketing de Conteúdo concentra-se na criação e distribuição de conteúdo relevante. Assim, buscamos atrair, envolver e conquistar a confiança da audiência. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos e eBooks. É uma maneira eficaz de estabelecer autoridade e construir relacionamentos duradouros com os clientes.
O objetivo do Vídeo Marketing é utilizar vídeos para promover produtos ou serviços. Com o crescimento do consumo de vídeos online, tanto no Youtube quanto no TikTok e Instagram, essa estratégia se tornou essencial. Além das redes sociais, os vídeos também podem ser usados em websites e até mesmo em anúncios de vídeo o5 – Inbound Marketing
Mais uma das estratégias da era digital é o Inbound Marketing. Essa é uma abordagem que visa atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante e da personalização da experiência do cliente. Esse tipo de marketing utiliza táticas como blogs, mídia social e SEO para atrair leads qualificados e convertê-los em clientes. Essa estratégia tem como principal característica guiar o cliente em potencial durante toda a sua jornada, até depois da compra.
Já que essa estratégia é essencial para o sucesso de qualquer negócio, separamos um conteúdo completo sobre a importância do Inbound Marketing, como ele funciona e como ele pode ser trabalhado no marketing da sua empresa. Confira!
Por sua vez, o Outbound Marketing é mais tradicional e envolve o envio de mensagens diretas para o público-alvo. Diferente do Inbound Marketing, que trabalha com estratégias e resultados mais orgânicos, o Outbound Marketing inclui publicidade paga, telemarketing e e-mails em massa.
Como o próprio nome já sugere, o Marketing de Relacionamento se concentra em construir e manter relacionamentos sólidos com os clientes. Isso envolve a personalização das interações, fornecendo suporte excepcional e criando programas de fidelidade.
Acompanhando as tendências tecnológicas, o Mobile Marketing é direcionado especificamente para dispositivos móveis. A estratégia inclui aplicativos móveis, anúncios direcionados para dispositivos móveis e estratégias de geolocalização para atrair clientes em movimento.
O Marketing de Afiliados envolve parceiros (afiliados) que promovem produtos ou serviços em troca de comissões por vendas geradas. Sabe as famosas “publis” que vemos nas redes sociais? Essa é a principal forma de se trabalhar essa estratégia de marketing. Além disso, é bastante eficaz para expandir o alcance de uma marca.
As campanhas de marketing de guerrilha são conhecidas por sua criatividade. Elas buscam se destacar da concorrência, muitas vezes usando humor, provocação ou elementos surpreendentes para chamar a atenção do público. Uma dos maiores exemplos do uso dessa estratégia é a relação de rivalidade cercada de humor entre as marcas “McDonalds” e “Burguer King”.
De forma geral, todas as estratégias mencionadas acima, como SEO, mídia pagas e trabalho com redes sociais podem ser utilizadas para promover empresas. Mas a verdade é que não existe uma “estratégia de marketing para empresa” propriamente dita, de forma que funcione como uma fórmula para todas. Afinal, cada segmento tem suas necessidades específicas, assim como o cada público tem comportamentos diferentes.
Por essa razão é imprescindível o envolvimento de bons profissionais para o desenvolvimento de estratégias que supram as necessidades da empresa e visam a melhor maneira de conectá-los com o público-alvo.
Cada agência de marketing trabalha com os tipos de marketing digital e tradicional em que são especialistas: enquanto algumas trabalham apenas com marketing tradicional, outras trabalham apenas com o digital. Se você, como cliente, busca por uma estratégia abrangente e ativa para sua empresa, o ideal é trabalhar com agências como a WBP, que é especializada tanto no marketing on-line quanto off-line.
Como falamos no começo, o mundo do marketing é diversificado e em constante evolução. Então cada tipo de marketing tem seu lugar e pode ser eficaz quando usado adequadamente. Seja qual for a estratégia escolhida, o objetivo final é sempre o mesmo: alcançar e encantar o público-alvo. Mas se você procura aprender mais sobre marketing na prática, como desenvolver cada estratégia e ficar por dentro das novidades do mercado, continue acompanhando o nosso blog.