Quais são os principais tipos de marketing?

Beatrice Castro

13/11/2023

4 min

O mundo do marketing é vasto e em constante evolução. À medida que a tecnologia e a sociedade avançam, novas formas de se comunicar e promover produtos e serviços surgem. Sendo assim, conhecer os principais tipos de marketing é essencial para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado atual. Nesse artigo, vamos explorar os 10 principais tipos de marketing e como cada um deles funciona.

Conheça os 10 principais tipos de marketing

1 – Marketing Tradicional

O que chamamos de Marketing Tradicional é aquela estratégia mais antiga que ainda é amplamente utilizada. Nela usamos métodos como anúncios de televisão, rádio, jornais e revistas, além de marketing direto, como panfletos e mala direta. A principal característica é que a empresa busca ativamente o público-alvo por meio desses canais.

2 – Marketing Digital

Agora o queridinho dessa era de tecnologia e inovação era o Marketing Digital. Ele engloba estratégias online, como redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e email marketing. A maior vantagem dessa estratégia é ser altamente mensurável Com ela é possível direcionar mensagens específicas para públicos-alvo de forma precisa.

3 – Marketing de conteúdo

Sendo diretamente relacionado às estratégias de marketing digital, o Marketing de Conteúdo concentra-se na criação e distribuição de conteúdo relevante. Assim, buscamos atrair, envolver e conquistar a confiança da audiência. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos e eBooks. É uma maneira eficaz de estabelecer autoridade e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

4 – Vídeo marketing

O objetivo do Vídeo Marketing é utilizar vídeos para promover produtos ou serviços. Com o crescimento do consumo de vídeos online, tanto no Youtube quanto no TikTok e Instagram, essa estratégia se tornou essencial. Além das redes sociais, os vídeos também podem ser usados em websites e até mesmo em anúncios de vídeo o5 – Inbound Marketing

5 – Inbound Marketing

Mais uma das estratégias da era digital é o Inbound Marketing. Essa é uma abordagem que visa atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante e da personalização da experiência do cliente. Esse tipo de marketing utiliza táticas como blogs, mídia social e SEO para atrair leads qualificados e convertê-los em clientes. Essa estratégia tem como principal característica guiar o cliente em potencial durante toda a sua jornada, até depois da compra.

Já que essa estratégia é essencial para o sucesso de qualquer negócio, separamos um conteúdo completo sobre a importância do Inbound Marketing, como ele funciona e como ele pode ser trabalhado no marketing da sua empresa. Confira!

6 – Outbound Marketing

Por sua vez, o Outbound Marketing é mais tradicional e envolve o envio de mensagens diretas para o público-alvo. Diferente do Inbound Marketing, que trabalha com estratégias e resultados mais orgânicos, o Outbound Marketing inclui publicidade paga, telemarketing e e-mails em massa.

7 – Marketing de Relacionamento

Como o próprio nome já sugere, o Marketing de Relacionamento se concentra em construir e manter relacionamentos sólidos com os clientes. Isso envolve a personalização das interações, fornecendo suporte excepcional e criando programas de fidelidade.

8 – Mobile Marketing

Acompanhando as tendências tecnológicas, o Mobile Marketing é direcionado especificamente para dispositivos móveis. A estratégia inclui aplicativos móveis, anúncios direcionados para dispositivos móveis e estratégias de geolocalização para atrair clientes em movimento.

9 – Marketing de afiliados

O Marketing de Afiliados envolve parceiros (afiliados) que promovem produtos ou serviços em troca de comissões por vendas geradas. Sabe as famosas “publis” que vemos nas redes sociais? Essa é a principal forma de se trabalhar essa estratégia de marketing. Além disso, é bastante eficaz para expandir o alcance de uma marca.

10 – Marketing de guerrilha

As campanhas de marketing de guerrilha são conhecidas por sua criatividade. Elas buscam se destacar da concorrência, muitas vezes usando humor, provocação ou elementos surpreendentes para chamar a atenção do público. Uma dos maiores exemplos do uso dessa estratégia é a relação de rivalidade cercada de humor entre as marcas “McDonalds” e “Burguer King”.

Quais são as principais estratégias de marketing utilizadas para empresas?

De forma geral, todas as estratégias mencionadas acima, como SEO, mídia pagas e trabalho com redes sociais podem ser utilizadas para promover empresas. Mas a verdade é que não existe uma “estratégia de marketing para empresa” propriamente dita, de forma que funcione como uma fórmula para todas. Afinal, cada segmento tem suas necessidades específicas, assim como o cada público tem comportamentos diferentes. 

Por essa razão é imprescindível o envolvimento de bons profissionais para o desenvolvimento de estratégias que supram as necessidades da empresa e visam a melhor maneira de conectá-los com o público-alvo.

Quais estratégias de marketing são trabalhadas por agências? 

Cada agência de marketing trabalha com os tipos de marketing digital e tradicional em que são especialistas: enquanto algumas trabalham apenas com marketing tradicional, outras trabalham apenas com o digital. Se você, como cliente, busca por uma estratégia abrangente e ativa para sua empresa, o ideal é trabalhar com agências como a WBP, que é especializada tanto no marketing on-line quanto off-line.

Conheça mais sobre estratégias de marketing com Beatrice Castro

Como falamos no começo, o mundo do marketing é diversificado e em constante evolução. Então cada tipo de marketing tem seu lugar e pode ser eficaz quando usado adequadamente. Seja qual for a estratégia escolhida, o objetivo final é sempre o mesmo: alcançar e encantar o público-alvo. Mas se você procura aprender mais sobre marketing na prática, como desenvolver cada estratégia e ficar por dentro das novidades do mercado, continue acompanhando o nosso blog.

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