Beatrice Castro
13/11/2023
3 min
A pesquisa de palavras-chave desempenha um papel fundamental em estratégias de marketing digital e otimização de mecanismos de busca. Afinal, é a partir da escolha de palavras-chave que você pode conectar o seu público-alvo com o seu negócio ou site. Sendo assim, nesse guia apresentamos como fazer uma pesquisa de palavras-chave eficaz e como selecionar as melhores palavras. Confira!
Antes de começar, determine o que você deseja alcançar com a pesquisa de palavras-chave. Você está buscando aumentar o tráfego orgânico, melhorar as conversões ou aumentar a visibilidade da marca?
Quem são os seus principais públicos? Quem você deseja alcançar com o seu conteúdo? Entender o seu público é essencial para selecionar as palavras-chave adequadas.
Comece com um brainstorming inicial de palavras-chave que estejam relacionadas ao seu nicho, indústria ou tópico. Anote todas as palavras-chave que vierem à mente.
O uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Essas ferramentas oferecem insights valiosos que podem orientar suas decisões e maximizar o impacto do seu conteúdo online. Confira recomendações no item a seguir.
Confira a seguir como escolher as melhores palavras-chave:
Escolha palavras-chave que sejam relevantes para o conteúdo da sua página. Certifique-se de que a palavra-chave represente com precisão o que os visitantes podem esperar encontrar na página.
Avalie o volume de pesquisa das palavras-chave. Isso indica com que frequência as pessoas pesquisam por essa palavra-chave. Escolha palavras-chave com um volume razoável, mas não se concentre apenas nas mais populares, pois a concorrência pode ser alta.
Analise a concorrência das palavras-chave. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave geralmente fornecem informações sobre a dificuldade de classificação de uma palavra-chave. Escolha palavras-chave com uma competição gerenciável, especialmente se o seu site for novo.
Considere a inclusão de palavras-chave de cauda longa. Elas são mais específicas e podem atrair um público mais direcionado. Por exemplo, em vez de “tênis”, você pode usar “tênis de corrida Nike para mulheres”.
Pense na intenção do usuário ao escolher palavras-chave. Alguns usuários procuram informações, enquanto outros procuram comprar produtos ou serviços. Certifique-se de que suas palavras-chave correspondam à intenção do usuário.
Use uma variedade de palavras-chave em seu conteúdo, incluindo sinônimos e variações relacionadas. Isso torna o conteúdo mais natural e ajuda a capturar diferentes consultas de pesquisa.
Se o seu negócio atende a uma localização específica, inclua palavras-chave geográficas relevantes, como nomes de cidades ou regiões. Para montar uma estratégia ainda aprimorada para o seu negócio, aprenda como fazer SEO Local.
Estude o que os concorrentes estão fazendo em relação às palavras-chave. Identifique as palavras-chave que estão direcionando e considere como você pode competir de forma eficaz.
Monitore o desempenho das palavras-chave escolhidas. Use ferramentas de análise, como o Google Analytics, para rastrear o tráfego orgânico e as conversões. Se necessário, ajuste suas estratégias de palavras-chave com base nos resultados.
Agora que você já sabe a importância da pesquisa de palavras-chave e as melhores práticas para sua implementação, você está pronto para montar uma estratégia eficaz para o seu site. Como mencionado anteriormente, a escolha entre SEO (otimização para mecanismos de busca) e Google Ads (publicidade paga) desempenha um papel crucial nessa estratégia. Considerando que ambos têm seus méritos e são adequados para diferentes situações, confira o que é melhor para o seu negócio: SEO ou Google Ads.